Abertas inscrições para o curso de Sistema de Comando de Incidentes

COMPARTILHAR:

Abertas inscrições para o curso de Sistema de Comando de Incidentes

 Abertas inscrições para o curso de Sistema de Comando de Incidentes

O Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR) disponibiliza 100 vagas do curso de Sistema de Comando de Incidentes para os voluntários que integram o projeto Fauna Paraná – parceria com a Administração dos Portos de Antonina e Paranaguá -, para integrantes das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMDEC) que pertencem à 5ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC), situada em Maringá, noroeste do estado, para participantes do ‘Plano de Auxílio Mútuo’ (PAM) de São José dos Pinhais, grupo coordenado pela 6ª Coordenadoria regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC) e formado por empresas e órgãos públicos e privados que se auxiliam em caso de acidentes e/ou situações emergenciais, e outros agentes envolvidos com a resposta a desastres. 

As inscrições do curso ficarão abertas até 7 de maio e as aulas começarão no dia 14 de maio. O conteúdo está distribuído em cinco módulos, e cada um tem uma semana de duração. Portanto, o curso a distância tem encerramento previsto para 17 de junho. As videoaulas e o material didático podem ser acessados em qualquer plataforma, tanto de computadores como mobiles (celular ou tablet). Inscrições e curso são gratuitos.

O chefe do setor de Ensino e Extensão, capitão Lucas Frates Simiano, explicou que a plataforma de Ensino a Distância (EaD) é a ferramenta mais adequada para atingir todos os municípios na qualificação sobre a gestão de risco de desastres. “A evolução das ações de proteção e defesa civil passa pelo fortalecimento de uma cultura prevencionista no Estado, e é com isso que temos trabalhado”.

FERRAMENTA OFICIAL - O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma ferramenta de gestão utilizada mundialmente para auxiliar no controle de emergências que necessitem a participação de vários órgãos e entidades. O sistema foi criado após os incêndios florestais na costa da Califórnia, EUA, na década de 1970, quando houve a devastação de 500 mil acres de florestas queimados (2.025 km²), 700 edificações destruídas e 16 mortes. O agravamento do incêndio teve origem em diversos problemas de comunicação e coordenação, apesar do esforço das equipes.

Essa metodologia também foi adotada na gestão de outros grandes desastres como o furacão Katrina (nos EUA) e o vazamento de óleo no Golfo do México.

 A legislação paranaense determina que corpo de bombeiros, polícia, defesa civil e outros órgãos, utilizem o SCI como ferramenta oficial de comunicação em caso de emergências. “É interessante que todos os envolvidos na gestão do desastre tenham conhecimento desse instrumento para que, no momento em que o evento ocorrer, a comunicação seja de maneira rápida e eficaz”, diz o capitão Lucas.

O curso é uma iniciativa do CEPED/PR, da Coordenadora Estadual de Proteção e Defesa Civil Defesa (CEPDEC) e do Corpo de bombeiros do Paraná. Segundo o chefe do setor de Ensino, o curso é ofertado para que, na ocorrência do desastre, possa haver uma maior sincronia e dinamismo para a resposta.

O diretor do CEPED/PR, major Eduardo Gomes Pinheiro, explica que o conhecimento do SCI proporciona maior integração entre as diversas instituições atuantes. “Por exemplo, a ferramenta possibilita que diversas instituições auxiliem em problemas como a falta de distribuição de água para a população, de maneira que haja uma solução integrada da situação, viabilizando o deslocamento a locais de difícil acesso, com equipes especializadas composta por técnicos de todas as instituições que estejam envolvidas naquela solução específica”, explica. “Além disso, o SCI é uma ferramenta bastante flexível que pode ser adaptada a situações do dia-a-dia, uma vez que se molda a vários tipos de necessidades”, complementa o diretor.

A Diretora Acadêmica do CEPED/PR, professora dra Danyelle Stringari reforça que o curso recebe a certificação pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar): “Os cursos que forem disponibilizados durante o ano, contarão com a supervisão e acompanhamento da universidade desde a concepção e terão, para aqueles que concluírem com aproveitamento, a certificação CEPED/Unespar como, nesse caso, um curso de extensão".

Os interessados devem acessar o www.ensino.ceped.pr.gov.br    

NOVA PLATAFORMA – A principal novidade do primeiro curso de 2018 do CEPED/PR é a implantação de uma nova plataforma de Ensino a Distância, desenvolvida por um programador com recursos da Sanepar, a pedido do CEPED/PR. “Melhorou muito a gestão de ensino, e a interface de comunicação com o aluno. Na prática, hoje nós temos mais recursos para realizar inscrições, gerar certificados, e dar publicidade aos nossos atos por meio da transparência de prestação de contas, o que nos permite uma integração maior com nossos alunos e outros usuários do sistema”. O capitão Lucas acrescenta que, no portal antigo, o setor encontrava certas limitações na gestão das inscrições. “O proponente do curso, por exemplo, tinha que nos mandar algumas vezes as listas fechadas dos usuários. “Agora, temos a possibilidade de selecionar alunos conforme perfis específicos por meio de formulários que montamos no portal novo”.

Outra mudança foi em relação à apresentação dos documentos, que agora podem ser comprovados por meio do portal. “O novo sistema deixou o processo mais fácil, mais intuitivo, mais dinâmico e, principalmente, mais amigável”, afirma um dos responsáveis pela seção de Ensino e Extensão do CEPED/PR, subtenente Valter Monteiro.

O portal ganhou também, espaço para notícias a respeito das atividades de ensino e do próprio CEPED, e uma agenda de cursos e eventos.  “Quando o aluno clica no ícone de cursos ofertados, aparece a relação de todos os cursos que o CEPED/PR oferta ou já ofertou, e ainda, aqueles que estão com inscrição aberta. Antes não havia essa possibilidade”, explica o capitão Lucas.

Mais informações sobre o curso, acesse www.ensino.ceped.pr.gov.br ou envie um e-mail para ensino@ceped.pr.gov.br ou entre em contato pelos telefones +55 (41) 3350-2610 e +55 (41) 3350-2609

 

Por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação CEPED/PR