Formulário de cadastro de tutores para cursos do CEPED/PR.

Formulário de cadastro de tutores para cursos do CEPED/PR.

CEPED/PR abre inscrições para cadastrar Tutores de cursos à distância.

A partir de agora, qualquer pessoa pode se cadastrar para ser tutor dos cursos ofertados pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/PR). Até então, participavam apenas pessoas que já atuam na área. O principal requisito é ter, no mínimo, Ensino Superior e conhecimento técnico de Redução de Riscos e Desastres (RRB) e Proteção e Defesa Civil.

O tutor é a pessoa que durante o curso, “mantém uma ligação direta com os alunos, já que esclarece as dúvidas, direciona conteúdos, corrige provas e exercícios, que motiva e pede o envolvimento de todos e, principalmente, que humaniza o Ensino à Distância”, explica o chefe do setor de Ensino do CEPED/PR, capitão Lucas Simiano.

Para o diretor do CEPED/PR, major Eduardo Pinheiro, o tutor “é o principal componente dessa relação entre aluno, ambiente virtual de aprendizagem e conhecimento para que o curso atinja os seus objetivos”.

A equipe de ensino do CEPED/PR desenvolveu um formulário que deve ser preenchido e direcionado ao Centro Universitário. “É importante destacar que o currículo a ser enviado deve ser o da plataforma Lattes”, orienta o capitão. Há um campo em que a pessoa responde em qual curso deseja atuar como tutor.

Os cadastros aprovados possibilitarão ao candidato ser convidado pela Seção de Ensino para participar dos cursos do CEPED/PR.

O curso que vai abordar os itens da campanha "Construindo Cidades Resilientes" lançada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR/ONU), em 2010, está em processo final de desenvolvimento. Há também os cursos “Sistema de Comando de Incidentes” e “Captação de Recursos”, além de outros a serem oferecidos.

Por Sara Carvalho, Assessoria de Comunicação (CEPED/PR)